As fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco têm causado preocupação para os moradores ribeirinhos, inclusive na cidade de Gravatá, localizada no Agreste pernambucano. O volume da água aumentou consideravelmente durante do dia, assustando a população local.
Na Ponte do Comércio, principal acesso ao centro da cidade, as baronesas ficaram presas. A água está fluindo por baixo das baronesas, elevando a sua quantidade. Diante desse cenário, a prefeitura de Gravatá, por meio do prefeito Joselito Gomes, acionou a Defesa Civil para avaliar os riscos e vistoriar as principais áreas da cidade.
A ação foi realizada em resposta ao considerável aumento do nível do rio, que preocupa os moradores ribeirinhos. A prefeitura tem buscado tranquilizar a população local, que acompanha de perto a situação. Embora cidades vizinhas como Amaraji, Chã Grande e Bezerros estejam em estado de alerta, Gravatá ainda não consta nessa lista, segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).
Para minimizar os impactos na Ponte do Comércio, a prefeitura de Gravatá deve realizar, ainda neste domingo (19/03), a remoção das baronesas. A ação tem como objetivo desobstruir o curso da água, facilitando o escoamento e evitando danos maiores para a população local.
As autoridades locais seguem monitorando a situação e pedem para que a população ribeirinha fique atenta aos alertas e orientações, e se necessário, acionem imediatamente as equipes de emergência.