Fotos: Divulgação

Professores da rede municipal de ensino realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (22/03), para reivindicar do prefeito Joselito Gomes, que o mesmo realize o repasse do piso nacional da educação. A concentração ocorreu em frente à Secretaria de Educação, de onde seguiram pelas principais ruas até a prefeitura da cidade.

Entenda o caso:

O Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), estipulou em janeiro deste ano um aumento de 14,95% no piso pago aos professores. O valor do piso em 2022 era de R$ 3.845,63. Com o reajuste, passou a ser de R$ 4.420,55.

No entanto, a gestão municipal ainda não realizou esse repasse aos professores da rede municipal de ensino. Vale lembrar que por se tratar de matéria financeira, tem que passar pela Câmara de Vereadores de Gravatá, onde a gestão deve encaminhar um projeto de lei (PL), que estabeleça o reajuste.

Além disso, os professores argumentam que o piso nacional é uma lei federal e, portanto, deve ser cumprido por todos os entes federativos.

A manifestação realizada Gravatá faz parte do Dia Nacional de Lutas pela Aplicação do Reajuste do Piso nas Carreiras dos Trabalhadores em Educação, que ocorre em diversas cidades do país. O objetivo é chamar a atenção para a importância do reajuste do piso salarial dos professores, que deve ser realizado anualmente.

O ato pacífico contou com a participação de dezenas de professores com cartazes, carro de som e recebeu o apoio de pais, alunos e outros trabalhadores da educação. A expectativa é que a mobilização possa sensibilizar o prefeito Joselito Gomes e levar à rápida aprovação do PL que garanta o reajuste do piso salarial dos professores de Gravatá.

Move | A Marca da Sua Marca!