Um problema de interrupção no fornecimento de energia elétrica atingiu na tarde desta segunda-feira (11/09) diversas ruas do Bairro Novo, um dos bairros mais populosos da cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco.
A interrupção no fornecimento de energia teve inicio às 17h07. Segundo apurado pelo De Olho Em Gravatá e confirmado pela Neoenergia, responsável pela distribuição de eletricidade na cidade, a pane foi causada por um curto-circuito, provocado por uma pipa na rede elétrica.
Segundo a Neoenergia, 9,8 mil clientes foram afetados pela interrupção. A energia só foi restabelecida às 20h23, após a substituição de cabos e um transformador que foi danificado.
Segundo a Neoenergia, de janeiro até o começo de setembro 2023, foram registradas mais de 60 interrupções provocadas por pipas em todo Estado de Pernambuco, afetando quase 25 mil clientes.
O perigo é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola. O produto aumenta o risco de choque elétrico. Por ser condutor de energia, o cerol acaba energizando a linha em contato com a rede elétrica.
As pipas também, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive, o rompimento de cabos. Além disso, o uso de adereços metálicos é extremamente perigoso e deve ser evitado, por também serem condutores de energia.
Em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Neoenergia Pernambuco estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A distribuidora também adverte que é terminantemente proibido entrar em subestações de energia.
Vale enfatizar que por mais que seja orientado a não brincar próximo a rede eletrica, algumas crianças e adolescentes continuam se arriscando. Um grande perigo devido ao risco de choque eletrico e de interrupção no fornecimento.
Os pais ou responsaveis devem observar e orientar suas crianças e adolecentes a não empinar pipa nas proximidades de fios eletricos, principalmente nas proximidades de linhas de alta tensão ou postes. Confira abaixo o que orienta a Neoenergia.
Orientações:
- Dê preferência para as pipas sem rabiolas, pois na maioria dos casos é esta parte que se prende aos fios, causando acidentes;
- Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas, para fazer sua pipa e não use “cerol” na linha, porque essa mistura de cola e caco de vidro fere e mata;
- Não solte pipas em dias nublados e chuvosos, principalmente se houver relâmpagos. Tome cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente, quando andar de costas para observar as pipas no céu. Ao correr atrás de pipas, não deixe de observar o trânsito, evitando atropelamentos;
- Não suba em lajes e telhados para empinar pipas e também não suba em muros para recuperar uma pipa presa no galho da árvore;
- Nunca suba no poste para tentar recuperar a pipa presa aos fios ou equipamentos da rede elétrica.