O De Olho Em Gravatá conversou com exclusividade com o secretário executivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica/Gravatá), Danilo Barbosa, sobre as eleições do Conselho Tutelar de Gravatá e as mudanças que foram implementadas neste processo eleitoral de 2023.
Segundo Danilo Barbosa, as mudanças que foram implementadas nas divisões de seções seguem o padrão comum das eleições realizadas nacionalmente.
Recentemente, a lista emitida pelo Comdica, contendo todos os colégios eleitorais com as absorvições de seções, foi divulgada pelo De Olho Em Gravatá, e houve repercussão, gerando várias dúvidas.
Entre as dúvidas relatadas, está a de quem vota na cidade, mas reside na Zona Rural. Eles podem votar em colégios eleitorais na própria Zona Rural, evitando deslocamentos devido a complicações no transporte no dia da votação?
Segundo Danilo Barbosa, ‘o eleitor deverá se guiar pelo número de sua seção’. Ou seja, quem reside na zona rural, mas vota na zona urbana, terá que votar na cidade; não será possível votar na zona rural.
Quanto ao transporte de eleitores, Danilo deixou claro que ‘é extremamente proibido que candidatos disponibilizem transporte para eleitores ou qualquer outro tipo de suporte’.
Com a descentralização nos locais de votação, o EREM Devaldo Borges deixa de comportar todas as seções, passando a ser apenas o local para apuração dos votos.
Os efetivos da Guarda Municipal de Gravatá ficarão responsáveis por transportar as urnas lacradas para o local de apuração dos votos. Será possível disponibilizar fiscais para acompanhar o transporte das urnas, garantindo assim a transparência do pleito.
Os eleitores deverão se dirigir às suas seções munidos de documento com foto ou título de eleitor. O horário eleitoral permanece o mesmo, das 8h às 17h (Horário de Brasília). Vale lembrar que essa eleição ainda será por meio de cédulas.
Confira seu local de votação aqui no De Olho Em Gravatá, bastando CLICAR AQUI.