O renomado maestro Rafael Garcia faleceu nesta última terça-feira (12/10), aos 77 anos. Ele estava internado há três semanas no Hospital Português, na área central do Recife, em tratamento contra um câncer no fígado descoberto em setembro, segundo a família.
Garcia nasceu no Chile e morou durante décadas no Recife. Ele foi casado com a pianista Ana Lúcia Altino. Juntos, os dois criaram o festival Virtuosi, que promovia diversas programações voltadas para a música erudita clássica e contemporânea.
Em Gravatá, o maestro faz várias apresentações nas edições do Virtuosi. Além de maestro, Garcia foi violinista, professor, diretor artístico, regente e criador e coordenador de projetos culturais.
Repercussão na cidade de Gravatá:
O ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, que abraçou durante sua gestão as edições do Virtuose, lamentou o falecimento do maestro Garcia.
“Meus sentimentos à Sra Ana Altino e toda família do Maestro Rafael Garcia, que encantou nossa cidade regendo o Festival Virtuosi e hoje se despede de nós, deixando uma profunda tristeza no coração de quem o acompanhava e se emocionava com sua arte”.
Disse.
O presidente da Câmara de Vereadores de Gravatá, Léo do AR, também lamentou o falecimento do maestro Garcia.
“Um nome da Câmara de Vereadores de Gravatá, externamos nossos sentimentos à Sra Ana Altino e toda família do Maestro Rafael Garcia, idealizador do Festival Virtuosi que infelizmente se despede de nós. Sua arte será eternizada nos corações dos amantes da boa música”.
Disse.
Até o fechamento desta matéria, a prefeitura de Gravatá, através do prefeito, não havia se manifestado sobre o falecimento do maestro.