A equipe Apex Rocketry, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Trindade, ganhou a medalha de prata em uma competição internacional de lançamento de foguetes experimentais.
O segundo lugar foi conquistado na categoria de apogeu de 500m da Latin American Space Challenge – (LASC), utilizando um foguete com nome de Gravatá.
A competição ocorreu em Tatuí – São Paulo, entre os dias 5 e 7 de agosto, nos quais as equipes se reuniram para realizar o lançamento de foguetes de 0.5km a 3km de apogeu, que é a altura máxima que o foguete atinge.
O destaque vai para o nome escolhido pela equipe para o foguete. O nome Gravatá também se relaciona a uma bromélia nativa da América tropical, e da nome a cidade de Gravatá, famosa por ser turística e possuir um ótimo clima, agora da nome a um foguete.
A Apex Rocketry é uma equipe de competição interdisciplinar, contando com membros de diversos cursos – Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia de Controle e de Automação, Física, Ciência da Computação, entre outros.
Criada em 2018, tem como foco a construção e o desenvolvimento de foguetes experimentais, sendo o Gravatá o quarto a ser construído e o terceiro a ser lançado. Todo o projeto é construído e testado por alunos da graduação da equipe nos laboratórios da UFSC, com apoio institucional e de patrocinadores.