Para celebrar o Mês da Mulher Negra, a Secretaria da Mulher, de Gênero e Diversidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, realizou nesta quinta-feira, 18 de julho, o Sarau Julho das Pretas, no Memorial de Gravatá.
O evento teve a presença de diversas personalidades e apresentações culturais, como o N’golo Capoeira do Mestre Muriçoca, Maracatu Sol Brilhante, o poeta Mozart Oliveira e a cantora Andrea Santos.
A noite foi marcada por homenagens a mulheres negras notáveis da cidade. Entre elas, Cida da Mata do Coqueiro, representando a agricultura familiar e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR/Gravatá); Marcione Barone, do movimento social; Mãe Cleide de Xangô, do âmbito cultural e religioso; e a professora Iris Barbosa, da educação.
A secretária Ester Gomes destacou a importância do evento e a força dessas mulheres na luta por uma sociedade mais justa em Gravatá.
O Julho das Pretas é uma ação de incidência política criada em 2013 pelo Odara – Instituto da Mulher Negra. A iniciativa celebra o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, fortalecendo a ação política coletiva e autônoma das mulheres negras em diversas esferas da sociedade.