O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gravatá (STR/Gravatá) realizou na quarta-feira (07/08) sua tradicional assembleia mensal, com um foco especial na comemoração dos 18 anos da Lei Maria da Penha e na Campanha Agosto Lilás, que promove o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.
A assembleia contou com a participação da Secretaria Municipal da Mulher, representada pela advogada July Caren, que abordou os avanços e desafios relacionados aos 18 anos da Lei Maria da Penha e destacou a importância do aparato legal disponível para proteger as mulheres. A Guarda Municipal Feminina de Gravatá (GCM), por meio do Comandante André Paiva e das guardas Michele e Flávia, apresentou dados preocupantes sobre a violência contra a mulher no município e detalhou as ações da Patrulha Maria da Penha, que trabalha na proteção e apoio às vítimas.
Além das discussões sobre a violência doméstica, a assembleia abordou serviços essenciais oferecidos pelo sindicato, como o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), a emissão da Carteira Sindical, a campanha de atualização de débitos das carteiras atrasadas e informações sobre a Previdência Social.
O presidente do sindicato, Zé Mário, destacou a importância da conscientização e da ação coletiva para construir uma sociedade mais segura e igualitária. Ele reforçou que a campanha “Agosto Lilás” tem como objetivo aumentar a visibilidade sobre a violência enfrentada por muitas mulheres, especialmente na zona rural, e fortalecer o apoio às vítimas.