O Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, em Gravatá, retomou nesta terça-feira (17) a realização de partos cesáreos, com dois procedimentos já realizados no dia. A iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, visa garantir que os nascimentos aconteçam no município, evitando que mães se desloquem para outras localidades.
Os partos cesáreos ocorrerão semanalmente, de acordo com a demanda, seguindo protocolos de segurança e com acompanhamento especializado. Gestantes são encaminhadas à Clínica da Mulher, onde passam por avaliação e consulta com o cirurgião obstetra.
Em um ato simbólico, o prefeito Joselito Gomes, acompanhado da secretária de Saúde, Viviany Cavalcante, e da diretora do hospital, Isabelle Arcanjo, entregou kits de recém-nascido às mães que deram à luz. O kit inclui itens como body, touca, fraldas, calça e naninha.
As mães Maria Girlane, moradora do distrito de Uruçu-Mirim, e Patrícia de Lira destacaram a importância de poder ter seus filhos na cidade natal, evitando deslocamentos para outros municípios. Elas agradeceram pela iniciativa, que representa um avanço para a saúde local e um momento especial para as famílias gravataenses.
“É gratificante ter meu filho aqui em Gravatá e eu só tenho que agradecer.”
Disse Maria Girlane.
“Eu acho muito importante porque a gente vai ter nossos filhos na nossa cidade natal, não precisamos ir para fora da cidade. Então está sendo muito bom e estou ansiosa por esse momento.”
Disse Patrícia de Lira.