Na noite da sexta-feira (22/03), foi realizada a Caminhada da Paz, marcando a abertura oficial das atividades do Conselho da Paz em Gravatá, com o objetivo de promover a convivência pacífica entre os cidadãos. Representantes da sociedade civil percorreram as ruas do centro da cidade em protesto pela paz, partindo da Praça da Matriz e passando por pontos importantes como o Memorial de Gravatá e o Paço Municipal, até finalizarem na Estação do Artesão.
Diversos segmentos da sociedade gravataense participaram da ação, incluindo representantes da Secretaria da Mulher, do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, da Banda da Escola Cônego Eugênio Vilanova, o vigário paroquial da Matriz de Sant’Ana, Adriano Manuel da Silva, grupos de escoteiros, estudantes, dançarinas da ODIP, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o Movimento LGBTQIAP+ Arco-Íris da Serra, o Clube de Mães, alunos da Escola Pequeno Príncipe, conselheiros tutelares, além de representantes da Polícia Militar de Pernambuco e da Guarda Civil Municipal de Gravatá, e grupos de ciclistas Pedal da Serra e Ciclo Mania.
Terezinha Carvalho, presidente do Conselho da Paz, destacou para a imprensa a importância da Caminhada da Paz como uma iniciativa fundamental para promover a harmonia na comunidade, lembrando que o Conselho existe há 18 anos em Gravatá. Ela ressaltou que, além da caminhada, o conselho realiza diversos trabalhos ao longo do ano, incluindo palestras em escolas, bairros e junto às autoridades locais, visando disseminar a cultura de paz. Carvalho também destacou que a paz começa dentro de casa e que o envolvimento de diferentes segmentos da sociedade é fundamental para construir um ambiente pacífico e seguro para todos.