Os moradores de Mandacaru, Distrito de Gravatá, estão preocupados com relação à água que é fornecida às residências. Segundo eles, a qualidade da água é inadequada, com forte odor de peixe e pode estar causando irritações, como coceira.
Preoculpados com a situação, um grupo de moradores buscou o apoio do vereador Gil Dantas, que de imediato, encaminhou o Oficio n° 133/2023 ao gabrinete do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, e ao Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do município, Luís José, popularmente conhecido como (Lula do Padre), solicitando que em caráter de urgência, a gestão realize o TRATAMENTO DA ÁGUA QUE ABASTECE O DISTRITO DE MANDACARU.
No ofício, Gil reforça as queixas dos moradores em relação à qualidade da água e deixa claro que essa não é a primeira vez que cobra isso, pois em 04/05/2022 já havia solicitado o tratamento da água, além de alertar sobre as irritações, como coceira, que possivelmente a água está causando.
“Teve moradores que foram socorridos para a UPA do Município. Ressalto que foi protocolado está solicitação em 04/05/2022 e até o momento nada foi resolvido”.
Disse Gil Dantas ao De Olho Em Gravatá.
Ainda segundo os moradores, girinos foram encontrados dentro dos canos após eles obstruírem a passagem da água. Confira abaixo imagens exclusivas disponibilizadas pelos moradores ao De Olho Em Gravatá.
Mas o que é Girino?
Girino é a larva de anuros (como as rãs e sapos), caudados e ápodes. O anfíbio tem forma de peixe, com uma longa e musculosa cauda, sem membros e com brânquias externas, nas primeiras fases. Os girinos normalmente se desenvolvem na água e sofrem metamorfoses antes de chegar ao estado adulto.