A categoria dos profissionais da educação e professores, estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (19), no plenário da Câmara de Vereadores de Gravatá, Agreste de Pernambuco.
Na ocasião, a classe aguardava pela aprovação do Projeto de Lei que concederá reajuste 33,24% no piso salarial dos professores da rede municipal.
O projeto em si, foi retirado e não foi votado, pois, apresentava erros de redação e ausência de anexos necessários para que ele fosse à votação.
Nas explicações pessoais, o vereador Gil Dantas (PSDB), usou a tribuna da Câmara para defender a classe dos profissionais da educação.
Além de defender, Gil Dantas foi além, e revelou para os presentes que a secretária de educação teria ido à Câmara, e pedido a não inclusão das duas emendas no projeto de lei, que beneficiariam a classe educacional.
“Esse projeto hoje foi retirado, pelo simples fato, de colocar duas emendas. 5 minutos a secretaria fazia e estava aqui, e a gente aprovava e esse projeto estava aprovado hoje”.
“E foi retirado, porque simplesmente a secretária veio aqui e pediu para não colocar essas duas emendas”.
Gil Dantas Fala Sobre a Retirada do Projeto
Enquanto Gil Dantas defendia os professores, o vereador da bancada da situação, Zé da Saúde (PSB), pediu a parte e tentou justificar, dizendo que “havia um acordo para que o projeto retornasse ao governo para que fosse arrumado e amarrado”, fazendo assim, a defesa da secretaria de educação.
Ora, se a gestão tinha conhecimento dos erros no projeto, porque o colocou mesmo assim para apreciação e votação na câmara?
Gil Dantas então se revoltou e disparou.
“Aqui não adianta querer defender prefeito e secretários não, não adianta aqui não, aqui adianta o povo rapaz, aqui adianta o povo, tem que defender o povo”.
“Aqui ou é do lado do povo ou é do lado dos secretários”.
“Agente foi eleito pelo povo Zé, tem que defender o povo Zé, não é secretário não rapaz! então isso eu não aceito, aqui dentro dessa casa eu não aceito”.
Embate entre Zé da Saúde e Gil Dantas
Os professores e profissionais da educação aplaudiram Gil Dantas pelo seu posicionamento, demonstrando apoio, reforçando que o mesmo estava correto em suas palavras.
Nessa ocasião, Zé foi o único da bancada da gestão que teve a ousadia de defender a gestão em vez de defender a causa dos profissionais de educação.
Vendo essa situação, chegamos a reflexão que diz, “É melhor ouvir mais e falar menos”, principalmente em momentos importunos. Acho que Zé deveria tomar para si, essas palavras.